A Brisa desenvolveu e mantém um sistema de qualidade próprio, chamado Flight Operations Quality Assurance — FOQA. Este sistema verifica cada PIREP, linha por linha, para atestar que cada voo é realizado dentro dos padrões estabelecidos pela Diretoria de Operações de Voos da companhia.
Ao escanear cada PIREP, o FOQA busca, basicamente, dois tipos de falhas: Código de Conduta (CoC) e operações de voo.
As falhas relacionadas ao CoC geram reprovação automática do PIREP. Isso quer dizer que o voo foi realizado em desconformidade com as premissas estabelecidas no CoC da Brisa, que todo piloto aceita no momento da inscrição.
As falhas operacionais, inicialmente, não geram reprovação, apenas perda de pontos. Se a soma das perdas ultrapassar a 25 pontos de possíveis 100 pontos, então, sim, o PIREP é reprovado. Em outras palavras, os pilotos devem manter o seu índice FOQA sempre acima de 74% em cada voo.
Todos os PIREPs eventualmente reprovados pelo FOQA podem passar por análise manual. O piloto deve solicitá-la por meio do botão existente na página do PIREP, que, por sua vez, pode ser acessada no menu Meu logbook, na Área do Piloto.
A média das pontuações de todos os voos constitui o índice FOQA do piloto. Este índice será utilizado como critério de promoção de cargo e de concessão de outros benefícios, como o direito de fazer o translado de uma nova aeronave da companhia.
Parâmetro |
Tipo |
Penalidade |
---|---|---|
Voar mais de 30% do voo offline | CoC | Reprovação |
Não utilizar as texturas da Brisa em qualquer voo | CoC | Reprovação |
Não utilizar a aeronave designada para o voo | CoC | Reprovação |
Acionamento do motor 1 antes do motor 2 | Operações de voo | 5 pontos |
Exceder o limite da componente de vento de cauda na decolagem | CoC | Reprovação |
Exceder o limite da componente de vento de cauda no pouso | CoC | Reprovação |
Landing Lights acesas acima de 10.000 ft na subida | Operações de voo | 3 pontos |
Landing Lights apagadas abaixo de 10.000 ft na descida | Operações de voo | 3 pontos |
Speed brakes acionados em velocidade acima do limite permitido para a aeronave | Operações de voo | 7 pontos |
Landing rate superior a -800 ft/min | CoC | Reprovação |
Landing rate entre -401 ft/min e -500 ft/min | Operações de voo | 3 pontos |
Landing rate entre -501 ft/min e -600 ft/min | Operações de voo | 6 pontos |
Landing rate entre -601 ft/min e -700 ft/min | Operações de voo | 9 pontos |
Landing rate entre -701 ft/min e -800 ft/min | Operações de voo | 12 pontos |
Taxa de simulação acima de 1x | CoC | Reprovação |
Versão do Brisa ACARS desatualizada | CoC | Reprovação |
Decolagem sem balanceamento de combustível | CoC | Reprovação |
Reabastecimento em voo | CoC | Reprovação |
Configuração incorreta de flaps na decolagem | Operações de voo | 7 pontos |
Extensão ou retração de flaps em velocidade incompatível com a posição selecionada | Operações de voo | 7 pontos |
Extensão ou recolhimento de trem de pouso em velocidade incompatível com os limites da aeronave | Operações de voo | 7 pontos |
Recolhimento do trem de pouso acima de 1.000 ft AGL na decolagem | Operações de voo | 3 pontos |
FOB abaixo do limite operacional | Operações de voo | 7 pontos |
FOB abaixo do limite de segurança | CoC | Reprovação |
Parâmetro |
Limite |
---|---|
Gear down | 250 KIAS |
Gear up | 210 KIAS |
Speedbrakes | 315 KIAS |
Flaps 1 | 230 KIAS |
Flaps 1+F | 215 KIAS |
Flaps 2 | 200 KIAS |
Flaps 3 | 185 KIAS |
Flaps Full | 177 KIAS |
FOB operacional | A confirmar |
FOB de segurança | A confirmar |
Componente de vento de cauda (TKOF ou LDG) | 10 kt |
Flaps necessário para decolagem | Entre FLAPS 1 e 3 |
Parâmetro |
Limite |
---|---|
Gear down | 250 KIAS |
Gear up | 210 KIAS |
Speedbrakes | 325 KIAS |
Flaps 1 | 250 KIAS |
Flaps 2 | 250 KIAS |
Flaps 5 | 250 KIAS |
Flaps 10 | 210 KIAS |
Flaps 15 | 195 KIAS |
Flaps 25 | 170 KIAS |
Flaps 30 | 165 KIAS |
Flaps 40 | 162 KIAS |
FOB operacional | 2.300 kg |
FOB de segurança | 907 kg |
Componente de vento de cauda (TKOF ou LDG) | 10 kt |
Flaps necessário para decolagem | Entre FLAPS 1 e 15 |
Parâmetro |
Limite |
---|---|
Gear down | 270 KIAS |
Gear up | 235 KIAS |
Speedbrakes | 325 KIAS |
Flaps 1 | 265 KIAS |
Flaps 5 | 245 KIAS |
Flaps 15 | 230 KIAS |
Flaps 20 | 225 KIAS |
Flaps 25 | 200 KIAS |
Flaps 30 | 170 KIAS |
FOB operacional | 4.500kg |
FOB de segurança | 3.500kg |
Componente de vento de cauda (TKOF ou LDG) | A confirmar |
Parâmetro |
Limite |
---|---|
Gear down | 210 KIAS |
Gear up | 210 KIAS |
Flaps 5 | 200 KIAS |
Flaps 10 | 181 KIAS |
Flaps 15 | 172 KIAS |
Flaps 35 | 158 KIAS |
FOB operacional | 850 kg |
FOB de segurança | 357 kg |
Componente de vento de cauda (TKOF ou LDG) | A confirmar |