Data 10/08/2019
Origem Porto Alegre (SBPA)
Destino Joinville (SBJV)
Aeronave Boeing 737-800 PR-BAK
Duração 01:21:52
Passageiros 166
Preço da passagem $ 334,67
Receita bruta $ 55.555,05
Preço do combustível $ 7,00 / kg
Combustível utilizado 3392.87 kg
Despesa com combustível $ 23.750,09
Demais despesas $ 18.438,70
Saldo do voo $ 13.366,26
Situação Reprovado

Dados da Caixa Preta


[19:29] Brisa B738 PR-BAK
[19:29] BRI5115 SBPA/SBJV 166 PAX
[19:29] FOB 5491kg
[19:29] Parking Brake Applied
[19:29] Strobe Lights ON
[19:29] Instrument Lights ON
[19:29] Logo Lights ON
[19:29] Boarding
[19:29] Beacon Light ON
[19:29] Parking Brake Released
[19:30] Pushing Back
[19:31] ENG 2 Started
[19:32] ENG 1 Started
[19:32] Parking Brake Applied
[19:33] FLAPS 1
[19:33] FLAPS 2
[19:33] FLAPS 3
[19:34] Instrument Lights OFF
[19:34] Instrument Lights ON
[19:35] Taxi Lights ON
[19:35] Instrument Lights OFF
[19:35] Parking Brake Released
[19:36] TAXI to RWY
[19:40] Landing Lights ON 16ft
[19:40] Navigation Lights ON
[19:41] Parking Brake Applied
[19:43] Parking Brake Released
[19:43] TKOF 163kt HDG 281 Wind 27007KT Temp 13C
[19:44] Taxi Lights OFF
[19:44] Gear up 191kt 620ft AGL
[19:44] FLAPS 2 205kt 1230ft
[19:45] FLAPS 1 231kt 4167ft
[19:45] FLAPS 0 239kt 4741ft
[19:48] Landing Lights OFF 10764ft
[19:58] TOC
[20:10] TOD
[20:19] Spoilers ON 298kt 13543ft
[20:20] Spoilers OFF 281kt 12848ft
[20:23] Spoilers ON 273kt 10722ft
[20:24] Spoilers OFF 252kt 10729ft
[20:25] Spoilers ON 258kt 10357ft
[20:25] Landing Lights ON 10013ft
[20:26] Spoilers OFF 240kt 8724ft
[20:35] Spoilers ON 249kt 5515ft
[20:40] Spoilers OFF 197kt 1618ft
[20:47] FLAPS 1 210kt 2543ft
[20:48] FLAPS 2 193kt 2546ft
[20:48] Gear down 193kt 2461ft AGL
[20:48] Taxi Lights ON
[20:48] FLAPS 3 173kt 2543ft
[20:49] FLAPS 4 166kt 2454ft
[20:49] FLAPS 5 164kt 2329ft
[20:49] FLAPS 6 157kt 2182ft
[20:49] FLAPS 7 149kt 2021ft
[20:50] FLAPS 8 147kt 1903ft
[20:52] LDG Rate -365 ft/min HDG 327 Wind 14014KT Temp 19C
[20:52] Spoilers ON 127kt 10ft
[20:52] TAXI to APRON
[20:53] FLAPS 7
[20:53] Spoilers OFF 11kt 10ft
[20:53] FLAPS 6
[20:53] Landing Lights OFF 23ft
[20:53] FLAPS 5
[20:53] FLAPS 4
[20:53] FLAPS 3
[20:53] FLAPS 2
[20:53] FLAPS 1
[20:53] FLAPS 0
[20:54] Simulator Paused
[20:54] Simulator Un-Paused
[20:55] Taxi Lights OFF
[20:55] Parking Brake Applied
[20:56] ENG 1 Stopped
[20:56] ENG 2 Stopped
[20:56] Beacon Lights OFF
[20:56] Brisa B738 PR-BAK
[20:56] Remaining FOB 2098kg
[20:56] Sim Rate 1x
[20:56] Brisa ACARS 1.0.1.7

Flight Operations Quality Assurance — FOQA


Índice FOQA Recomendação Percentual Online
0% REPROVAÇÃO Menos de 70%

Falha(s) Referente(s) a Código de Conduta


Velocidade vertical durante o pouso excedeu a -300 ft/min.
FOB abaixo do limite operacionalmente exigido.

Falha(s) Referente(s) a Operação de Voo


Excedeu o limite de vento de cauda no pouso. Proa verificada: 327. Vento verificado: 14014KT.


Comentários


Nome Mensagem
Osnildo Pfutzenreuter -365 na vida real é perfeitamente normal, pousar com vento de cauda tambem.
Ricardo Souza Osnildo. Fazendo o cálculo de componente de vento, utilizando a calculadora disponível no site, temos os seguintes valores. Direção do pouso: 327. Direção do vento: 140. Velocidade do vento. 14. Colocando tudo isso na calculadora, teremos o resultado -13,90 KT. Se você fizer essa conta utilizando a calculadora do site, ela já vai avisar que o resultado da componente de vento não está dentro do limite operacional. Como o B738 tem um limite de 10KT de vento de cauda, você excedeu o limite, pousando com -13,90KT de vento de cauda. Isso caracteriza uma infração onde a penalidade é a reprovação do voo, pois infringiu uma regra da própria aeronave. Maiores detalhes confira na página do FOQA http://www.voebrisa.com.br/index.php/foqa
Ricardo Souza Osnildo. Fazendo o cálculo de componente de vento, utilizando a calculadora disponível no site, temos os seguintes valores. Direção do pouso: 327. Direção do vento: 140. Velocidade do vento. 14. Colocando tudo isso na calculadora, teremos o resultado -13,90 KT. Se você fizer essa conta utilizando a calculadora do site, ela já vai avisar que o resultado da componente de vento não está dentro do limite operacional. Como o B738 tem um limite de 10KT de vento de cauda, você excedeu o limite, pousando com -13,90KT de vento de cauda. Isso caracteriza uma infração onde a penalidade é a reprovação do voo, pois infringiu uma regra da própria aeronave. Maiores detalhes confira na página do FOQA http://www.voebrisa.com.br/index.php/foqa

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